Azeite de Oliva


Eu adoooooro cremes, para o rosto, para o corpo, para as mãos, pés, uso tudo que hidrata nessa vida e minha pele nem é seca. Eu já testei muitos cremes e continuo testando, uns melhores do que outros, mas nenhum creme que eu já usei deixa a pele sedosa e hidratada por tanto tempo quanto o azeite de oliva. Tudo bem que azeite de oliva é óleo e não creme, mas no quesito hidratação, mesmo comparado com outros óleos que são específicos para o corpo ele é o melhor.

Azeite de oliva é natural, é muito utilizado em cosméticos por suas propriedades antioxidantes e ainda possui vitaminas A, D, K e E.

Você pode pensar que o azeite, por ser um óleo, deixa a pele gordurosa, mas isso não acontece, porque o azeite de oliva ajuda a equilibrar a oleosidade da pele, a deixa sedosa sem ficar oleosa. E ele equilibra mesmo, já fiquei dois dias sem hidratar a pele em uma viagem e sedosa do jeito que estava quando foi, voltou. Ele protege a pele e evita o ressecamento mantendo-a bastante tempo hidratada. Além disso o azeite suaviza, retarda o envelhecimento, melhora a elasticidade e aumenta a vitalidade da pele.

Para usar essa maravilha na sua pele tem algumas dicas…

1. Use somente azeite de oliva extra-virgem com a primeira pressão à frio (são os de menor acidez). Escolha um azeite com essa característica e BOM, nada de economizar, porque qualquer azeite espanhol ou português tudo de bom por aí custa menos do que um hidratante de boa marca. De preferência só compre em frasco de vidro, porque azeite que se preze é conservado em vidro, de preferência vidro escuro. Se achar azeite orgânico ótimo.

2. Não coloque o azeite em embalagem de plático, mantenha em frasco de vidro, de preferência o que ele veio ou troque por outro também de vidro. Eu como sou fresca que só compro sempre um azeite que vem numa embalagem que eu acho mais fofinha. Mantenha o frasco em local escuro, especialmente se o vidro for transparente e nunca deixe exposto ao sol, ou à luz, mesmo que indireta, nem à mudanças de temperatura.

3. Exceto se você tiver idéias mais criativas para usar o azeite de oliva, dependendo do seu paladar e do seu namorado, marido ou afins, pra não ficar passeando por aí com cheirinho de buffet de salada (eu não coloco azeite em pizza) coloque um óleo essencial no azeite para dar um cheirinho bem gostoso. Mas use um óleo essencial de boa qualidade, porque tem óleos essenciais que têm resíduos químicos do processo de extração que fazem mal para a pele e para a saúde. E não é essência, é óleo essencial, tem muita diferença. Não use jamais essências na pele. Essência não é adequada para usar nem no aromatizador quanto mais na pele. Para comprar óleos essenciais veja o post Eco Lojas.

4. A diferença entre pele oleosa e pele sedosa está na quantidade. O azeite é um óleo, se você passar demais vai ficar com a pele oleosa, mas não há necessidade de passar muito. Coloque uma quantidade pequena na mão e espalhe bem na pele. Caso você erre a mão, não se estresse, depois de alguns minutos a oleosidade some e a pele fica um luxo.

5. Caso você tenha dificuldade de dosar a quantidade de azeite para não ficar com a pele oleosa, faça assim: Depois do banho se seque bem, passe o azeite no corpo (normalmente, nada de exagerar) e entre no chuveiro de novo deixando a água cair no corpo SEM esfregar. Isso vai tirar o excesso do azeite da pele. Depois se seque novamente. Pronto, pele sedosa, sem ficar oleosa e sem o estresse de errar a dose.

6. Uma das melhores partes pra mim de usar o azeite é que com ele eu posso usar essências florais no corpo com mais facilidade. É só colocar no frasco e agitar, como é feito com o óleo essencial. Assim você vai ter uma mistura única, só sua e essência floral no hidratante é tudo, especialmente umas que trabalham o feminino e são um loucura quando você passa no corpo.

7. Se você é cética, acha que vai ficar oleoso sim, que a hidratação do azeite não é isso tudo, blá, blá, blá, faça um teste: use o azeite para hidratar os pés. Não há hidratante melhor. Eu uso toda noite antes de dormir. Siga as dicas que eu passei sobre como escolher o azeite e armazenar. Para usar, antes de dormir passe o azeite nos pés, massageando o calcanhar e percorrendo todo o pé, lateral, sola e dedos. Nos dedos não deixe de passar o azeite nas cutículas. Se você preferir calce uma meia de algodão. No dia seguinte seus pés vão estar um luxo.

Comentários em: "Azeite de Oliva" (6)

  1. Minha pele e seca eu uso azeite de oliva no rosto ele fica oleosa pq ela fica assim se ela e seca?

    • Olá Paulo! Talvez você esteja usando muito. Eu nunca usei azeite no rosto e não sei se é adequado. Sua pele fica vermelha eventualmente e descama no frio ou só é seca?
      Abraços

  2. Cristhyano disse:

    Geralmente tenho pele oleosa, passado algumas horas olho no espelho e pelo menos meu nariz já está brilhando. Porém no frio minha pele fica avermelhada, coçando e descasca depois dos banhos. Tem alguma dica pra esses problemas?

    • Olá Cristhyano!

      Você já foi à um dermatologista ver isso? Eu tenho dermatite e minha pele fica vermelha e coça quando está em crise. Seria bom procurar um médico e verificar se não é o caso. Se for tem tratamento, apesar de não ter uma cura definitiva.
      Se quiser me mande um e-mail e conversamos melhor.

      Abraços

  3. Nossa, que legal, vou testar!
    Vc indica alguma marca de óleo essencial para utilizar junto com o azeite?
    bjs

    • Olá Flávia! Eu gosto dos óleos da Samia, tem os do Lazlo que também gosto muito, mas esses são mais difíceis de achar e estou para testar, mas não testei ainda, os da Cativa Natureza.
      Abraços

Deixe um comentário

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

